Lorelai
Música: "Mama Do", Pixie Lott

Quem me conhece - e, por vezes, até quem não me conhece lá grande coisa - sabe que um dos meus maiores vícios (e com muito orgulho) é o café. Mesmo naqueles dias mais melancólicos e diria até depressivos, basta o cheiro característico do café para me animar um bocado. Estranho, eu sei. Mas a verdade é que quando não me sinto "equilibrada" (seja por estar triste ou absolutamente eufórica), o meu primeiro desejo é «um café, por favor».
Ora, o que acaba por ser verdadeiramente maravilhoso (diria mesmo que é uma daquelas harmonizações cósmicas) é que o café, afinal, não faz mal à saúde - antes pelo contrário -, especialmente às mulheres (YAY!). Estudos que duram já há mais de 30 anos não encontram justificações para a má fama que o café tem.

(Calem-se vozes que me andam diariamente a perseguir: "Mas quantos cafés já bebeste? Isso faz-te mal!!")

Entre os benefícios daquela que eu considero ser a melhor bebida do mundo, encontra-se uma considerável protecção contra certo tipo de diabetes, contra a demência (haverá algo mais apropriado para mim?), contra doenças hepáticas e até contra a doença de Parkinson. Por outro lado, não há qualquer espécie de comprovativo que ligue o café ao cancro ou a riscos cardiovasculares.

(Shiu, shiu, shiu!)

Porém, o lado mais positivo do café, a meu ver, é o seu papel primordial nas relações interpessoais. Porquê? Ao que parece, segurar num café enquanto falamos com outra pessoa pode transmitir-nos uma sensação confortável de calor que se estende ao que sentimos pelo nosso interveniente; isto é, ao termos algo quente nas nossas mãos, ficamos com a impressão de que a outra pessoa é mais afável (talvez até bem mais do que realmente é). A isto chama-se "quebrar o gelo".

E, verdade seja dita... Que existe de melhor do que conversar enquanto se bebe um café? Mesmo que o café seja mera desculpa, não é um dos meios mais comuns para nos mantermos em contacto com amigos? Partilhar lágrimas e gargalhas com uma amiga, enquanto bebo um café, continua a ser uma das minhas coisas preferidas. E parece-me que há-de sê-lo por muito, muito tempo.



[ 'You will meet an annoying woman. Give her coffee, and she'll go away.' ]
1 Response
  1. Anónimo Says:

    há quem diga que aquilo que pensas do café é aquilo que pensas do sexo..=)